Dislexia

SINAIS DE ALERTA DA DISLEXIA




Dependendo da idade e da etapa de vida da pessoa com dislexia, podem e devem ser considerados determinados sinais de alerta:

utiliza frases curtas e pronuncia mal as palavras, omitindo e/ou substituindo sílabas e sons;
memoriza com dificuldade canções e lengalengas;
adota uma linguagem demasiado "abebezada" para a sua idade;
não se interessa por livros;
tem dificuldade em aprender coisas simples como o nome das cores, pessoas, objetos e lugares;
tem dificuldade em aprender o nome e o som das letras, e em memorizá-los;
teve um atraso na aquisição da linguagem.
tem ou teve familiares com dificuldade de leitura e escrita.
apresenta erros e dificuldades na leitura de monossílabos e na soletração de palavras simples;
não consegue ou tem dificuldade em fazer a correspondência entre as letras e os seus sons,
dificuldades em compreender que as frases são compostas por palavras distintas;
dificuldades em compreender que as palavras são formadas por sílabas e sons;
recusa ou evita tarefas de leitura e escrita;
solicita frequentemente a ajuda do professor e/ou dos pais para continuar e terminar os trabalhos de casa;
desmotivação generalizada e/ou ansiedade em relação à escola;
baixa auto-estima e perceção negativa do seu desempenho académico;
lê de forma lenta e hesitante;
apresenta diversos problemas na linguagem, tais como um discurso com frequentes hesitações e dificuldades em encontrar os termos certos para se expressar;
postura corporal tensa e/ou nervosa ao desempenhar atividades de leitura e escrita;
dificuldades em ler e escrever em comparação com os colegas;
tem ou teve familiares com dificuldade de leitura e escrita.
postura corporal tensa e/ou nervosa ao desempenhar atividades de leitura e escrita;
dificuldades em ler e escrever em comparação com os colegas;
lê de forma lenta e hesitante;
necessidade de recorrer à soletração das palavras;
faz erros de leitura por adivinhação de palavras;
tendência para substituir palavras de difícil pronúncia por outras de mais fácil leitura com o mesmo significado;
maior facilidade em ler palavras quando enquadradas num contexto, em detrimento de palavras isoladas;
solicita a ajuda dos pais para lhe lerem textos, enunciados e outros suportes de leitura quando faz os trabalhos de casa;
apresenta frequentes erros ortográficos em palavras complexas onde as mesmas letras apresentam sons distintos;
dificuldade na memória a curto-prazo;
adiciona, omite e/ou substitui sílabas e sons durante o discurso oral;
caligrafia irregular;
baixa auto-estima e perceção negativa do seu desempenho académico;
apresenta diversos problemas na linguagem, tais como um discurso com frequentes hesitações e dificuldades em encontrar os termos certos para se expressar;
não consegue terminar os testes no tempo estabelecido;
dificuldade em pronunciar palavras extensas que lhe sejam pouco familiares;
não consegue responder de forma rápida às questões que lhe são feitas oralmente.
tem ou teve familiares com dificuldade de leitura e escrita.
dificuldades em ler e escrever, até no caso de palavras que ouviu ou leu recentemente;
confusão entre palavras de pronúncia semelhante e dificuldade em pronunciar palavras que lhe são pouco familiares;
maiores dificuldades na expressão escrita, em comparação à compreensão leitora;
historial de dificuldades na leitura e escrita;
relutância em ler em voz alta e preferência pela leitura de livros pouco extensos;
relutância em recorrer a formas de comunicação escrita;
dificuldades ao nível da memória auditiva (recordar informações como nomes, data, endereços, etc).
tem ou teve familiares com dificuldade de leitura e escrita.



Rua Dr. José Joaquim de Almeida nº808
2775-595 Carcavelos

© 2024 SEI - Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem

O SEI conta com uma equipa especializada na avaliação e intervenção junto a crianças e indivíduos com dislexia.

Para além dos serviços de avaliação e de consultas de intervenção, proporciona um serviço gratuito de esclarecimento de dúvidas e de aconselhamento a pais.

Pergunte Agora

PARTILHAR NA REDE:
Siga-nos no:

Site desenvolvido por FOUND